Palavra interessante que significa ausência no trabalho ou atraso no trabalho gerando perdas no mesmo. As causas são as mais diversas : doenças do trabalhador, doenças na família, falecimentos, acidentes, problemas climáticos ou sociais, dificuldades financeiras, alcoolismo e simples atrasos.
Existe uma doença, proveniente do sono que causando variados sintoma faz com que o aumento do absenteímo seja maior na rede de trabalho e muitas vezes é considerada como PITI ( acho que é este o termo usado ).
Pessoas que sentem cansaço em excesso durante o dia, aconpanhado de sonolência e outros sintomas sofrem de algum DISTÚRBIO DO SONO.
Muitas vezes os sintomas são considerados como estresse aliado às inúmeras obrigações do indivíduo.
Para a sua determinação correta vários exames devem ser feitos : consulta clínica, a polissonografia, exames de sangue ( verificando a falta ou excesso de nutrientes que podem ser causa de inúmeros distúrbios no organismo ) e outros.
O excesso de peso leva a uma apnéia noturna ( interrupção da respiração enquanto a pessoa dorme ). Este sono fragmentado leva o organismo a consequências graves para a saúde podendo causar até mesmo infarto.
A hipertensão rebelde pode estar ligada a problemas do sono.
Várias noites mal dormidas podem causa : anemia, doenças crônicas e distúrbios hormonais, aliado a uma má alimentação, ao uso de medicamentos, ao movimento constante das pernas e à privação do sono teremos uma pessoa bomba andando por aí.
A polissonografia de noite inteira é realizada em laboratórios de sono e analisa as variáveis respiratórias incluindo o ronco, a queda de oxigenação, as paradas respiratórias e neurológicas, o eletroencefalograma, o movimento das pernas, o ranger de dentes, etc.
Com o cansaço e sonolência diurnos percebemos alterações de humor, irritabilidade, desânimo e desprazer, depressão, ansiedade, redução de produtividade, confusão mental, aumento de acidentes domésticos, no trabalho ou no trânsito.
Muitas pessoas pensam que podem compensar o sono no fim de semana dormindo um dia inteiro. Isto é falso. O sono diário possui fases coordenadas que devem ser seguidas.
Dormindo pouco temos poucos sonhos e isto se reflete numa pior memória, falta de concentração e atenção falha.
Sonhar é fundamental.
Os principais conselhos são : manter-se saudável, não ganhar sobre peso, praticar alguma atividade física que lhe proporcione prazer e dormir, pelo menos 7 horas por dia.
Se a atividade física for corrida, ginástica ou outra aeróbica aconselho que seja feita pela manhã.
O Tai Chi Chuan, o ioga e técnicas de relaxamento devem ser feitos pela parte da tarde e noite pois liberam um bem-estar geral no organismo.
A alimentação deve ser rica em produtos naturais evitando frituras, massas, condimentos fortes, gorduras, embutidos e laticínios. Procure alimentos ricos em ferro ( em vegetais, leite, ovos e carnes em geral ), ácido fólico ( o ácido fólico é sintético e o fólio é natural, encontramos no aspargo, arroz, brócolis, abacate, amendoim, fígado, folhas de espinafre e de nabo, frutas cítricas, ervilha ) e vitamina B12 ( encontradas em peixes, aves, e qualquer carne, ovos, iogurte, abacate ). Não devemos esquecer de ingerir vitamina C ( frutas cítricas, tomate, morango, pimentão, brócolis e vegetais )e cálcio ( leite e derivados, agrião, alface, aveia, salsa, beterraba, batata doce, brocolis, cebola, couve, espinafre, laranja, milho ) para aumentar a absorção do ferro, do fólio e da vitamina B12. Cuidado com o excesso de chás ( cerejas, chás, vinhos, romã ) que podem diminuir a absorção destes nutrientes principalmente do ferro( possuem taninos ).
Lembrando que no Hospital Universítário Clementino Fraga Filho da UFRJ existe um Laboratório do Sono
SolCira
2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário